Notícias

Mais de 700 pessoas participam do Fórum Estadual de Administração

O Teatro Pedro Ivo ficou lotado na noite desta quinta-feira, 13 de setembro, para receber o Fórum Estadual de Administração 2018. O maior evento voltado à Administração em Santa Catarina celebrou o mês de comemorações da profissão. O presidente do Conselho Regional de Administração de SC, Adm. Evandro Fortunato Linhares, fez o discurso oficial de abertura do evento, "a noite de hoje marca o trabalho de reconstrução que o Conselho passou nesta década. O time de conselheiros que deixará o CRA-SC no fim do ano revolucionou a gestão e aumentou significativamente a representatividade em todo o estado. Criamos as Câmaras Setoriais para atender a todas as áreas da profissão, investimos em ferramentas modernas de gestão, entre outras grandes inovações. É uma honra dividir todas estas conquistas com este grande público presente para a última etapa do nosso Fórum".

Entre as atrações de destaque do evento estiveram o lançamento do II Ebook "Administração Pública na Prática", oferecido pela Câmara de Câmara de Administração Pública do CRA-SC. Na obra são apresentados 11 trabalhos de profissionais do estado na esfera pública. O livro já está disponível para download gratuito no link: https://www.crasc.org.br/crasc/conteudo/E_book_2018.pdf

Na sequência da programação, duas premiações movimentaram o palco do Teatro Pedro Ivo. A primeira foi a revelação dos vencedores da II Jornada de Integração Acadêmica em Administração. A competição inciada em agosto com a participação de aproximadamente 80 equipes teve como vencedores a Inovamundo da UNOCHAPECÓ em primeiro lugar, seguida por Celerados da Facisa/Celer e Overtime da Unisociesc. As oito primeiras colocadas receberam premiações. Também foram destacadas as equipes que inscreveram mais alunos para receber a Carteira do Estudante de Administração. Admunidos da UNISUL (1º lugar), Celerados da Facisa/Celer (2º lugar), Cosanostra da Faculdade Avantis (3º lugar) e Inovamundo da Unochapecó (4º lugar) foram premiadas. 

A 4ª edição do Prêmio Mérito em Administração também teve vencedores conhecidos no Fórum. O Prêmio foi criado para homenagear o profissional que domina teoria e prática da profissão em duas áreas da Administração: pública e privada. Na categoria pública, o vencedor foi o Adm. Mário Hildebrandt, com o case "Consolidação do programa Blumenau Mais Transparente: o processo de criação da Controladoria Geral do Município (CGM)". Já na Administração Privada, o relato "Implantação de Administração Participativa e Formação de Grupos  propiciam crescimento e melhoria de resultados numa empresa de Gestão de Condomínios de Joinville SC", apresentado pelo Adm. Sérgio Augusto Parastchuk, levou a premiação máxima. Os profissionais que ficaram nas segundas e terceiras colocações também receberam troféus.

O Adm. Gustavo Cerbasi, referência em inteligência financeira do Brasil, comandou a palestra principal do Fórum com o tema "Escolhas Inteligentes: a administração dos planos pessoais”. Cerbasi abordou a realidade das famílias no país e deu dicas aos presentes sobre como buscar um equilíbrio financeiro com boa qualidade de vida. "Um bom equilíbrio não é apenas cortar gastos, deve-se viver o momento atual, construindo o futuro desde já. O brasileiro tem de aprender a gastar valorizando experiências e saindo da zona de conforto habitual, não apenas pensar na aposentadoria sem acumular vivências valiosas durante a vida", destaca. 

Segundo o palestrante as famílias brasileiras têm uma boa renda média, entretanto são desequilibradas quando o assunto é utilização inteligente do dinheiro, falta-lhes resiliência, "para enriquecer devemos acima de tudo gastar! Menos do que se ganha e investir parte dos rendimentos. É realizar escolhas equilibradas na hora de utilização do dinheiro", exalta. Por fim, Gustavo abordou o momento vivido pelo Brasil, "estamos em uma situação complicada de mercado, as eleições estão chegando e podem ser um ponto de mudança. Entretanto se não conseguirmos alterar o panorama com o voto, temos de ser agentes na criação de caminhos melhores. Vamos mudar o Brasil, criar forças multiplicadoras, bons exemplos, afinal, ninguém enriquece sozinho!", completa.