História

O ensino de Administração está relacionado ao processo de desenvolvimento do país. A profissão de Administrador iniciou-se no Brasil com a criação dos primeiros cursos de Administração, em 1952. As motivações para a criação desses cursos estão relacionadas com o caráter de especialização e uso crescente da técnica, tornando imprescindível a presença de profissionais para as diferentes funções de controlar, analisar e planejar as atividades empresariais, constatadas a partir da década de 40, quando acentuou-se a necessidade de mão-de-obra qualificada e, conseqüentemente, da profissionalização do Ensino de Administração no Brasil, através da regulamentação do currículo mínimo dos cursos superiores. Com as mudanças econômicas, um novo acontecimento acentuou a tendência à profissionalização do Administrador: a regulamentação dessa atividade, que ocorreu na metade da década de 60, pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965. A partir disso procurou-se instituir organismos que controlassem o exercício da profissão, sendo criados, os Conselhos Regionais de Administração (CRAs).


Dia do Administrador

Nove de setembro é o "Dia Nacional do Administrador", por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.


O Símbolo

"A forma aparece como intermediário entre o espírito e a matéria".
Para Goethe, o que está dentro (ideia), está também fora (forma).

As flechas centrais apontam para um ponto comum, tal qual o papel da profissão, de levar os diferentes aspectos de uma questão para o objetivo comum. Já as setas laterais representam as metas a serem atingidas a partir de uma premissa, um centro.


A Pedra

A safira azul escura do anel do Administrador, denominada safira oriental, é um mineral que pertence à classe dos óxidos, grupo corindou. É denominada corindo ou coríndon nobre por sua transparência e coloração pura. Neste grupo encontramos também o rubi oriental. Estas pedras são encontradas no Sião, na Birmônia, em Madagascar e no Brasil.

 


O Anel

O anel deve ser confeccionado utilizando-se a pedra safira azul e ter em um de seus lados o símbolo da profissão do Administrador.

Modelo Masculino
Modelo Feminino
 

Patrono da Administração

Belmiro Siqueira, Administrador e Professor que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo Sistema CFA/CRAs, o Prêmio "Belmiro Siqueira" de Administração, é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado "post-mortem".


Oração do Administrador

"Senhor, diante das organizações devo ter CONSCIÊNCIA de minhas responsabilidades como ADMINISTRADOR. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a SOLUÇÃO e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, ADMINISTRE o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas."

Adm. Rui Ribeiro de Araújo
CRA-DF nº 228