Registro Principal

Você está acessando o ambiente de pré-cadastro no CRA-SC, ferramenta que visa agilizar seu processo de inscrição junto ao Conselho.

Para dar início ao seu processo de registro você deverá optar por "realizar pré-inscrição profissional", criando na sequência um usuário e senha. Após, faz-se necessário o preenchimento online do formulário, devendo ser feita, ao final do processo, a impressão da ficha, para aposição da foto, impressão digital e assinatura nos campos específicos. Deve ser observado, no início do preenchimento, a correta sinalização do formato da sua categoria de formação, (Administrador ou Tecnólogo) e o seu tipo de inscrição (Principal PF ou Secundário, essa última apenas para profissionais já registrados em outro CRA), assim como a data da sua colação de grau. Ao final do processo deverá ser gerado o boleto relativo às taxas de inscrição.

Para a efetivação de seu registro V.Sa. deverá enviar, no prazo de até 5 dias úteis, para sede ou uma das seccionais do Conselho, a ficha de inscrição devidamente assinada, acompanhada dos seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição gerada pelo site ao final do processo, impressa e com aposição das assinaturas e impressão digital;
  • Via original ou fotocópia autenticada do diploma de graduação (frente e verso). Os recém-formados podem efetuar o registro com a certidão de colação de grau;
  • 1 (uma) foto 3x4 em padrão documento, colorida, recente, de frente e com o fundo branco;
  • Fotocópia do RG (não será aceito CNH). O RG deverá estar em perfeito estado de conservação, não havendo qualquer sinal de violação e deverá permitir a identificação da foto contida no documento com seu portador;
  • Fotocópia do CPF;
  • Fotocópia do Título de Eleitor ou Certidão de Quitação Eleitoral (exceto para estrangeiros com visto permanente);
  • Fotocópia do Comprovante de residência com CEP: em nome do requerente, de parente ascendente (pai ou mãe) ou cônjuge (será aceita conta de consumo, com no máximo 60 dias da data de emissão);
  • Fotocópia do Certificado de Reservista (apresentação obrigatória para homens de faixa etária entre 18 e 45 anos).
 O registro leva em média de 10 a 15 dias para ser concluído.

Observações:

Informamos que a coleta da impressão digital e assinatura poderão ser feitas na nossa sede ou seccionais, local onde poderá ser impressa a ficha de inscrição já preenchida online.

Só efetivaremos o registro dos profissionais que apresentaram toda a documentação solicitada, assim como comprovaram o pagamento das taxas correspondentes.

Registros efetuados em até 60 dias da data da efetiva colação de grau ficam isentos da anuidade relativa ao ano do registro, devendo ser quitadas apenas as taxas relativas à inscrição e emissão da carteira de identidade profissional.

O curso deve estar devidamente reconhecido pelo MEC. Em caso de dúvidas sobre seu curso consulte AQUI.

No certificado de conclusão deve constar a data da colação de grau, que já deve ter sido realizada.

Diploma estrangeiro: quando o diploma for emitido no exterior, deve primeiro ser revalidado por um órgão competente para verificação da compatibilidade do curso com o regulamentado no Brasil. Essa revalidação pode ser feita por qualquer universidade pública que ofereça o curso de Administração reconhecido pelo MEC e é de responsabilidade do interessado.

Os registros obtidos nos CRAs são definitivos. Porém, os profissionais que o obtiverem sem o diploma, receberão a Carteira de Identidade Profissional - CIP com validade limitada a até 2 (dois) anos devendo, dentro deste prazo, apresentar o diploma para receber a carteira permanente.Salientamos que o vencimento refere-se ao documento e não ao registro e que o mesmo continuará ativo até a solicitação de licença ou cancelamento.

A retirada da Carteira de Identidade Profissional – CIP poderá ser feita presencialmente na sede do Conselho, devendo o requerente conferir os dados da carteira e assinar a retirada no formulário de Pedido de Registro. Poderá também ser retirada por um portador de autorização devidamente assinada pelo requerente, contendo nome e RG da pessoa autorizada a retirar o documento. A CIP também poderá ser enviada pelos Correios, via AR.

ATENÇÃO FORMANDOS: É possível efetuar o registro antes da colação de grau, sem a necessidade de apresentação de Certidão de Colação de Grau, de forma que a carteira profissional será entregue durante a cerimônia de formatura. Os formandos, assim como aqueles que se registrarem em até 60 dias após a colação de grau, também estarão isentos do pagamento da anuidade do ano corrente, devendo quitar apenas as taxas de inscrição e emissão de carteira. Mas, ao contrário dos formandos, os que já estiverem formados deverão encaminhar uma fotocópia da Certidão de Colação de Grau.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA PRÉ-INSCRIÇÃO PROFISSIONAL